segunda-feira, 8 de novembro de 2010


A gangrena é a morte do tecido, normalmente associada à perda de suprimento sangüíneo à área afetada, seguida por invasão bacteriana. A gangrena é decorrente de uma infecção causada por clostrídios e, às vezes, por outras bactérias. Os clostrídios são bactérias anaeróbias, as quais crescem apenas na ausência de oxigênio. Os clostrídios produzem gás à medida que crescem e, por essa razão, a infecção é algumas vezes denominada gangrena gasosa. As lesões graves (p.ex., o esmagamento de uma perna) podem interromper o suprimento sangüíneo e de oxigênio à área lesada, criando uma situação que permite o crescimento de clostrídios. A infecção desenvolve-se horas ou dias após a lesão. A gangrena também pode desenvolver- se em uma ferida cirúrgica, particularmente quando o suprimento sangüíneo à ferida é ruim. Os indivíduos com má circulação apresentam um maior risco de apresentá-la.


[editar] Sintomas
Inicialmente, a pele pode tornar-se pálida, mas ela torna-se vermelha ou cor de bronze e, finalmente, esverdeada. A infecção por clostrídios também torna a pele quente e edemaciada. A infecção pode disseminar-se extensamente sob a pele, produzindo freqüentemente bolhas grandes com conteúdo líquido. O líquido dessas bolhas possuem uma cor acastanhada e é fétido. O gás produzido pelos clostrídios freqüentemente borbulha no líquido e as bolhas podem crepitar à palpação. No decorrer de vários dias, a infecção pode evoluir de uma celulite muito discreta a uma gangrena extensa que produz choque, insuficiência renal, delírio e morte. A infecção pode inclusive evoluir dramaticamente em poucas horas, destruindo grandes quantidades de pele e músculos.


[editar] Diagnóstico
Normalmente os sintomas são suficientes para levantar a suspeita de gangrena. As radiografias podem revelar a presença de gás sob a pele. A tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) podem ajudar a determinar a quantidade de gás e a extensão da destruição tecidual. Pode ser realizada a coleta de líquido da ferida, sendo feita a sua cultura para confirmar que o microrganismo responsável pela infecção é o Clostridium. No entanto, a cirurgia de remoção do tecido morto ou de amputação de um membro é comumente necessária antes do médico ter certeza de qual é o microrganismo causador da infecção.


[editar] Tratamento e prognóstico
Quando existe suspeita de gangrena, é iniciada a administração de um antibiótico logo após a coleta de amostras de líquido da ferida e antes dos resultados dos exames tornarem-se disponíveis. Normalmente, são escolhidos antibióticos que destroem um amplo espectro de bactérias, apesar da penicilina isoladamente ser suficiente para eliminar os clostrídios. Além de prescrever antibióticos, o médico realiza a remoção cirúrgica do tecido destruído. Algumas vezes, sobretudo quando a circulação é ruim, deve ser realizada a amputação de parte ou de todo o membro para se prevenir a disseminação da infecção. Além disso, a oxigenioterapia de alta pressão (hiperbárica) também pode ser utilizada para tratar a gangrena cutânea extensa. Neste tratamento, o paciente é colocado em uma câmara contendo oxigênio a alta pressão, o que ajuda a eliminar os clostrídios. Apesar do tratamento, aproximadamente um em cada cinco indivíduos com gangrena cutânea morre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário